LIXO DESCARTADO EM TODOS OS LUGARES TEM SIDO UM “PROBLEMA” EM CALIFÓRNIA

Califórnia Meio ambiente

A Praça São Francisco de Assis, onde está a Igreja Matriz de Califórnia, é um local de muita frequência da população, que a visita para fazer uso do parquinho para as crianças, dos aparelhos de ginástica que também tem no local, além do próprio espaço, com bancos, árvores, que a torna um ponto de encontro de muitas famílias.

O local também é frequentado durante a noite por diversas pessoas que circulam por ali, para um happy hour, reunião com amigos, pelos bares e estabelecimentos comerciais da redondeza.

Porém, algo tem se repetido com frequência e acaba mostrando a falta de empatia e respeito de muitos cidadãos com a limpeza e conservação da área e que faz descarte irregular de lixo em todos os cantos da mesma.

A Secretaria de Obras divulgou algumas imagens que mostram o desrespeito de muitos que usufruem do local, deixando lixo jogado por todos os cantos, fazendo com que a equipe da Secretaria se concentre na limpeza e recolhimento desse lixo, atrapalhando o serviço de conservação.

Observe nessa imagem que o cidadão jogou a garrafa vazia a poucos centímetros de uma lixeira que tem no local. Imagem: Secretaria de Obras

As imagens, que são recorrentes e se repetem a cada semana, mostra a “FALTA DE EDUCAÇÃO” e “FALTA DE EMPATIA” dos frequentadores do local com a própria cidade. Não são todos os frequentadores, mas uma minoria que não tem um pingo de respeito com a limpeza da cidade.

Viver em comunidade implica que cada um tenha seus direitos e deveres e o direito de um termina onde começa o do outro.

Assim como temos cidadãos que entendem sobre as suas responsabilidades, há outros que não se importam com as mesmas, achando que a cidade é responsável em empregar servidores para limpar o “seu lixo” deixado pelas ruas e calçadas. E não fica somente na Praça da Matriz mas,  se repete por toda a cidade.

Gente educada sabe que lugar de lixo é no lixo. Mas, o “MAL EDUCADO” que sofre de “FALTA DE EMPATIA CRÔNICA”, vive numa bolha e acha que o mundo é somente seu. Em razão disso, descarta o lixo onde quer, como quer e não está nem aí para o meio ambiente em que vive. É óbvio que na casa dele, e nas suas dependências, não faz o mesmo.

É tanto lixo jogado pelas ruas que causa desânimo e desconfiança de que a sociedade possa mudar o seu comportamento. Foto: Secretaria de Obras

EDUCAÇÃO é uma cultura que vem de berço, é ensinada pela família e faz toda a diferença na vida daqueles que a seguem com total precisão.

O Secretário de Obras, Sandro Camargo, relatou que se sente desanimado perante a atitude da população, pois sua equipe trabalha com muita disposição para manter a cidade limpa e em ordem, mas, os próprios cidadãos atrapalham o serviço da Secretaria, acumulando e descartando lixo em diversos lugares da cidade.

Somente na última segunda-feira (22) foram encontradas garrafas de cerveja, garrafas pet, copos plásticos e outras embalagens espalhadas pela Praça São Francisco.

O clamor que este meio de comunicação faz à cidade é que contribua para que haja uma consciência geral de que o nosso meio ambiente é para todos e o local que você usou hoje, será usado por alguém amanhã.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *