O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre golpistas se passando como funcionários do INSS e que estão visitando residências.
Os golpistas, falsos servidores públicos, justificam que a visita tem a ver com a prova de vida na casa de aposentados, idosos, pensionistas e benificiários de auxílios.
Os falsos golpistas justificam a visita que é para obter a foto do benificiário, porém, para fazê-la será preciso a coleta de todos os dados do mesmo.
O INSS informa que esse tipo de visita presencial é feita, somente, em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, mas, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografias.
O Instituto não tem o registro de quantas pessoas foram vítimas desses indivíduos, mas, lembra que, em caso de dúvidas, o benificiário deve pegar o nome completo do suposto servidor e ligar gratuitamente na Central de Atendimento 135 para confirmar se o mesmo é funcionário do INSS.
Informações e imagens de registro de câmeras de monitoramento já foram passadas para a Procuradoria Federal Especializada e para a Polícia Federal. Investigações buscam saber como esses indivíduos tiveram acesso aos dados dos benificiários.
O INSS lembra que a prova de vida deve ser feita quando solicitada, porém, no momento ela está suspensa até 31 de dezembro deste ano.