Apucarana contará com ações da Operação Mulher Segura, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná de combate à violência doméstica. Detalhes das atividades que serão deflagradas ao longo dos próximos dias foram tratadas nesta segunda-feira (08/04), na sede da 17ª Subdivisão da Polícia Civil (17ª SDP de Apucarana), em encontro que contou com a secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, Denise Canesin, que no ato também representou o prefeito Júnior da Femac, do delegado-chefe da 17ª SDP, Dr. Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, da delegada da Mulher, Dra. Luana Lopes, e da diretora da Patrulha Maria da Penha, GCM Kelli do Prado.
“A prefeitura estará dando todo suporte necessário à Operação Mulher Segura, participando ativamente de toda a programação local que contará com palestras, panfletagem e adesivagem educativas e de conscientização, feiras de incentivo à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, entre outras agendas de promoção da autonomia financeira e protagonismo feminino”, destaca Denise Canesin, secretária da Mulher de Apucarana.
Em nome do prefeito Júnior da Femac, ela parabenizou ao Governo do Paraná pela iniciativa, que contará com suporte de outros órgãos do estado e atuará além de palestras, com reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores e devedores de pensão alimentícia, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além de monitoramento de quem já é acusado ou condenado por violência contra a mulher.
“Ações de proteção das mulheres que estão em sintonia com o que Apucarana tem realizado com excelência através de diversas políticas públicas, como o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Centro de Oficinas, Economia Solidária, a cartilha “Maria da Penha vai às Escolas”, onde a temática da violência doméstica é trabalhada na rede municipal com as turmas do 4º Ano”, além da macrorrede de proteção e garantia de direitos que conta com a efetiva participação de vários segmentos da sociedade e do poder público, na esferas Executiva, Legislativa e Judiciária”, salientou Denise Canesin.
A delegada da Mulher de Apucarana, Dra. Luana Lopes, destaca a intensificação das ações de prevenção e repressão à violência doméstica familiar contra a mulher que serão deflagradas dentro da Operação. “Durante esse mês de abril e início de maio, estaremos ainda mais unidos em prol das mulheres. Em Apucarana, vamos contar com apoio da prefeitura, através da Secretaria da Mulher, e tenho certeza que vamos desenvolver um excelente trabalho, levando conscientização à mulher, sobretudo à vítima, de que ela não necessita permanecer em situação de violência pois a cidade conta com todo um aparato, um sistema integrado de combate a essa situação de violência doméstica e que estamos, não só a Polícia Civil, mas a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria da Mulher, unidos para atendê-las para que se libertem e voltem a ter uma vida de dignidade e de independência”, disse Dra. Luana.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, as ações operacionais da Operação Mulher Segura serão realizadas pelas polícias Militar, Civil, Científica e Penal. “O combate à violência contra mulher é uma diretriz do Governo do Estado. Por isso, além do trabalho ostensivo e de investigação, a Sesp vai levar palestras às mulheres e ao público em geral sobre como evitar e denunciar casos de agressão doméstica, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa”, disse Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública, durante lançamento da Operação realizado em Curitiba nesta segunda-feira.
(Prefeitura Municipal de Apucarana)