O local conhecido como Rua do Outono, na capital paranaense, se transforma em um cenário maravilhoso para se fazer fotografias ou filmagens.
O local, tomado por árvores “liquidâmbares” fica na Rua Deputado Heitor Furtado, entre os bairros do Mossunguê e Campina do Siqueira.
A beleza se concentra na tonalidade das folhas que as mais de 850 árvores produzem. A rua é o trajeto dos ônibus expressos e biarticulados que acabam se fundindo à beleza natural do local.
Numa entrevista feita pelo G1, a química Adriana Meneghetti, professora de Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) explicou que nesse período do outono as folhas não estão com uma pigmentação muito vermelha por causa da mudança do clima.
A redução da luz nessa época permite que as árvores cheguem a tonalidade esverdeada com vermelho, porque a planta produz menos clorofila e deixa de fazer a fotossíntese.
Como os dias vão se encurtando com a proximidade do inverno, é natural que as árvores ajam dessa forma, criando esse colorido que faz bem aos olhos.
(Com informações do G1)