Os motoristas que transitaram pela BR-376 no sentido Apucarana, PR ou dentro da cidade no trecho de chegada ao município, se depararam com um sistema diferenciado de circulação durante as obras executadas neste domingo (7) .
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) tem realizado obras de restauração do pavimento da rodovia federal e o trabalho é executado por uma empreiteira.
Nas últimas semanas, transtornos no deslocamento foram destacados pelos motoristas que trafegam entre Califórnia e Apucarana, PR.
Ao fazer a restauração do pavimento a empreiteira estava usando o sistema “PARE E SIGA” a fim de poder desenvolver o trabalho neste trecho.
Esperas de mais de 90 minutos tiraram a paciência até do mais tranquilo dos motoristas que afirmaram, em alguns momentos, ter levado duas horas para transitar no trecho entre os dois municípios.
Há 3 semanas, o Conselho Comunitário de Segurança de Califórnia – CONSEG, enviou documentos aos prefeitos de Califórnia, Paulo Wilson Mendes e Marilândia do Sul, Aquiles Takeda e, a cinco deputados, solicitando uma providência e que intercedessem sobre a grande demora de liberação no sistema “PARE E SIGA”.
Coincidentemente, neste domingo (7), o sistema estava funcionando na forma ideal para o trânsito em ambos os sentidos.
Cones demarcavam a divisão da pista e o direcionamento do trânsito, sem espera e com fluxo fluindo satisfatoriamente.
Para quem trafegou pelo trecho pôde desfrutar desse sistema muito mais adequado para que as obras tenham continuidade e os veículos possam transitar, sem maiores problemas, pelo trecho compreendido.
O documento encaminhado pelo CONSEG, às autoridades, não questionava a obra e sim, o sistema falho e demorado de parar e liberar veículos no trajeto.
Segundo o Conseg, será observado durante a semana se o sistema seguirá da mesma maneira, o que facilitará a vida de todos. Essa manifestação do Conselho teve, em vista, os perigos e a falta de segurança a que estavam expostos todos que passavam pelo trecho nas últimas semanas.