As disputas de diversas modalidades esportivas agitaram o fim de semana em todo o Paraná. Curitiba e Região Metropolitana receberam novas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e doze cidades recepcionaram a primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná.
Outros destaques foram o Desafio Solidário do Vôlei, realizado no sábado (25), que lotou o Complexo Esportivo Tarumã e arrecadou doações para o Rio Grande do Sul; e o Seminário Internacional do Desporto Escolar, com a participação de representantes de Cabo Verde, Argentina, Chile, Paraguai, República Dominicana, México, Peru, El Salvador, Estados Unidos, São Tomé e Príncipe, Austrália e Nigéria.
JANS – Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES) desde 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. Em 2023, somadas as etapas do Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.
Este foi o segundo fim de semana dos JANs em Curitiba e região e as atividades continuam até 2 de junho. Encerrada essa etapa, a próxima será a do Festival de Inverno, no Litoral do Paraná, entre os dias 13 e 21 de julho.
Um dos destaques dentro da programação foi a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, realizado pela Federação Paranaense de Motociclismo. A competição reuniu atletas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Foram dois dias de disputas nas categorias Mini Motos, 65cc, Vx Junior, Intermediária Nacional, Nacional 250 Pro, Vx1, Vx2, Vx3 Nacional, Vx3 Especial, Vx4 Nacional, Vx4 Especial, Vx45 Nacional, Vx45 Especial, Vxf Nacional, Vxf Especial, Nacional Street 200cc, Nacional Força Livre, Vx50, Intermediária Especial Vx1 e Intermediária Especial Vx2.
As próximas etapas do campeonato acontecerão em Contenda (16/06); Piên (30/06), Salto Del Guairá (11/08), Sengés (15/09) e Lapa (17/11).
Já a 18ª Maratona Aquática de Curitiba foi realizada na piscina olímpica do Clube Curitibano no domingo (26) e também teve o objetivo de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul – cada equipe inscrita entregou 200 kg de alimentos. A edição 2024 contou com mais de 900 atletas e paratletas, representando 38 equipes de academias, clubes e instituições educacionais de Curitiba e RMC. Participaram atletas a partir de 14 anos de idade.
Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria da Educação de Curitiba e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e do Governo do Estado, o Desafio Xeque-Mate também fez parte da programa e contou com a participação de 1,5 mil enxadristas de todas as idades. Esta foi a primeira das cinco etapas até o fim oficial do torneio. As próximas acontecem dias 27 e 28 de julho; 21 de setembro; 23 e 24 de novembro; e a etapa dos campeões, dia 7 de dezembro
Após o grande sucesso do Campeonato Brasileiro, os Jogos de Aventura e Natureza também recepcionaram o Campeonato Paranaense de Teqball na Praça Oswaldo Cruz. A competição premiou os campeões estaduais nas categorias escolar, individual masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas.
Outros eventos dentro dos Jogos de Aventura e Natureza foram o Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar, com mais de 200 participantes no Complexo Esportivo do Tarumã; a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, em Piraquara, nas categorias Discovery 25KM e Aventura 55KM; o Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia Escolar; e o Pedala Metropolitano.
(Com informação da Agência Estadual de Notícias)