GUERRA ISRAEL X IRÃ – CONHEÇA O PODER BÉLICO DESSAS NAÇÕES

Mundo

A tensão voltou ao Oriente Médio desde a última semana, quando Israel foi atacado por força do Irã no último sábado (13).

Cerca de 330 mísseis e drones suicidas foram lançados pelo Irã, contra Israel, justificando o ataque como uma retaliação ao governo de Israel por ter bombardeado a embaixada iraniana em Damasco, na Síria.

Dos armamentos lançados contra Israel no último sábado, 99% foi abatido pelos sistemas de defesa de Israel com o apoio de aliados.

Mesmo sofrendo pressão dos EUA para não revidar a esse ataque, Israel já informou que responderá a essa agressão no momento certo e da forma correta.

A Global Firepower, um site que mede as forças militares do planeta, coloca o Irã como a 14ª maior força militar do planeta, tendo por base 60 fatores e 145 países analisados.

O site também apresentou os resultados de comparação entre as forças militares de Israel e as forças militares do Irã.

No site, há uma conclusão de que o Irã tem destaque no grande contingente humano e no desenvolvimento de mísseis e drones que, aliás, foram usados no último ataque.

Israel, por sua vez, se destaca por ter uma tecnologia avançada e estratégia de operações rápidas e intensas, tanto que conseguiu impedir que 99% dos mísseis e drones disparados contra o país, foram interceptados.

A comparação da Global Firepower entre o poder bélico das duas nações se resumiu da seguinte forma:

  • Nas forças de ataques terrestres, o Irã tem vantagem com 4.071 tanques e 65 mil blindados. Israel já conta com um número bastante inferior de 2,2 mil tanques e 43 mil veículos blindados. Em lança foguetes a vantagem também é do Irã, que tem 775 contra 150 de Israel.
  • O poder naval do Irã também é maior que o de Israel. São 101 navios, contra 67 de Israel.
  • Israel tem um orçamento de defesa que chega a US$ 24,2 bilhões, enquanto o Irã possui US$ 9,9 bilhões.,
  • Falando de poder aéreo Israel tem 612 aeronaves militares e o Irã tem 551 e, portanto, Israel leva vantagem inclusive na alta tecnologia nessa área e também por ter aeronaves mais modernas que o Irã. Somente em caças, Israel tem 241 aeronaves contra 186 do Irã. Num confronto entre as duas nações, os F-5, F-16 e F-35 seriam a força de Israel contra o Irã.
  • Falando de soldados, o Irã tem 610 mil ativos e 350 mil reservistas, contra 170 mil ativos de 465 mil reservistas o lado de Israel.
  • Em população que pode ajudar na mão de obra, a diferença também é gritante. São 49 milhões de pessoas no Irã, contra 3,7 milhões em Israel.
  • No Irã há 41 milhões de pessoas aptas ao serviço militar, contra 3,7 milhões de Israel.
  • No sistema de defesa antiaérea, Israel tem a mais potente do mundo, superando até o Estados Unidos, a maior força bélica do planeta. O Domo de Ferro, o sistema David’s Sling e o Arrow, além do Patriot, foram os responsáveis em derrubar o ataque aéreo da última semana. E Israel ainda conta com aliados como os EUA e a França, que já ajudaram na defesa do último sábado (13).
  • Apesar de ter uma das tecnologias mais antigas, o Irã tem o desenvolvimento de mísseis e drones. Seus mísseis balísticos podem atingir alvos diversos.
  • O Irã também conta com forças terroristas como o Hezbollah, que faz parte do eixo de resistência.
  • Em poder nuclear, Israel leva vantagem com cerca de 80 armas nucleares. Algumas dessas, podem ser lançadas de aviões e por mísseis balísticos. O Irã não possui armas nucleares, mas tem o maior arsenal de mísseis balísticos do Oriente Médio, alguns deles capazes de alcançar alvos a 2.000 km.

Comparando-se as populações, o Irã tem 88,55 milhões de habitantes, segundo dados de 2022. Israel tem 9,558 milhões segundo dados de 2022.

Diante desse tamanho desproporcional, o que faz um país como Israel ser respeitado pelas nações e sobreviver por 76 anos, desde que se estabeleceu como país através da Declaração de Independência em 14 de maio de 1948?

Como pode uma nação que, supostamente a partir dos relatórios da Global Firepower, que tem um poder bélico inferior ao inimigo, Irã, conseguir impedir que sua nação fosse destruída no último final de semana?

É óbvio que Israel tem a arma mais poderosa do mundo ao seu favor. Deus tem Israel como o seu povo e prometeu, como vemos na Bíblia Sagrada, que o defenderia de todas as nações e isso vem acontecendo há 76 anos.

Como pode um país tão pequeno, ser tão forte? Israel é maior que apenas dois estados brasileiros, Sergipe e Distrito Federal. Ele perde para todos os outros estados da federação em proporção territorial.

O Irã, é o 16º maior país em extensão territorial, que equivale ao Estado do Amazonas, ou a Angola e Portugal juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *