Na manhã desta segunda-feira(11), aconteceu a 6ª Marcha Pela Vida das Mulheres e Meninas de Califórnia, PR.
O evento, que estava marcado para acontecer na última sexta-feira (8), no Dia da Mulher, precisou ser adiado tendo em vista as chuvas que caíram na cidade.
Idealizada pela professora Adriana Reis de Jesus Oliveira da Silva, que é Vice-Prefeita do município e que há anos vem trabalhando na defesa da bandeira da mulher, o evento faz parte do Projeto Empoderar para o combate à violência contra mulheres e meninas.
A marcha contou com a participação de alunos e professores do Colégio Estadual Talita Bresolin, da APAE de Califórnia, e das Escolas Municipal Califórnia e Sueli Bisconcini. Participaram, também, as Secretarias Municipais de Educação e da Assistência Social. O evento teve o acompanhamento da Polícia Militar do Destacamento PM do município.
Essa atividade, que teve início no ano de 2019, contou inicialmente com os alunos e envolveu poesia, conto, tira, cordel e música, motivando debates sobre o machismo e o feminicídio. A seguir, a discussão foi levada para as ruas do município, fazendo com que a sociedade reflita sobre o tema e ajude a combater a violência contra a mulher.
O projeto Empoderar, de autoria da professora Adrianinha, conquistou o Prêmio Juntas Transformamos, do Instituto Avon, em 2018 e 2019.
Em 2020 o Empoderar foi destaque na ONU Mulheres como a brasileira que luta no combate à violência doméstica em seu país.
A professora é uma das mulheres inspiradoras da Campanha “A História que Queremos, Nós que Fazemos”, da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.