O projeto é desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade Unicesumar e tem levado ovelhas para visitar pacientes de hospitais de Curitiba.
De acordo com a Universidade o objetivo é ” levar conforto, carinho e ser uma distração para os pacientes internados e familiares”.
Os animais que participam dessas visitas são conhecidas pelo nome, Feijoada e Coco, que a cada dia vão para hospitais diferentes da cidade e acabam se tornando atrações para os pacientes e acompanhantes.
Preparação e cuidado
Para que os animais acesse os hospitais existe um rígido controle e protocolo de segurança sanitária.
Os animais precisam ter um laudo veterinário atestando que est~çao em perfeita saúde, com vacinas em dia, de banho tomado, transporte apropriado e outras exigências.
Para que a atividade aconteça da melhor maneira, é seguido um rígido protocolo de segurança sanitária.
Há a exigência de um laudo veterinário atestando a saúde dos animais, apresentação de carteira de vacinas em dia, transporte apropriado, entre outras regras.
As ovelhas vão para as visitações de fraldas e de banho tomado.
Segundo a aluna do Curso de Vetrinária, Jéssica Rodrigues, “para elas estarem no hospital com segurança, tanto para elas quanto para os pacientes, elas tomam banho. Nós seguimos um protocolo de higienização com antisséptico, elas tomam banho no chuveiro quentinho, toda a lã é limpa, os casquinhos são higienizados. Nós trazemos também um kit de higienização. Fazemos até alguns testes de cultura para ver se elas estão realmente bem limpinhas e se toda a sujeira que pode trazer algum prejuízo para os pacientes foi removida”,
Pelo país existem outros projetos que são desenvolvido com cães, porém, a escolha das ovelhas tem um sentido, elas não latem e tem um temperamento mais dócil, além de reagirem menos.
(Com informações do G1)