PARANÁ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA PARA DENGUE

Paraná Saúde

Foi decretado na tarde desta quinta-feira (14), situação de emergência em saúde pública para a dengue no estado do Paraná.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) a decisão precisou ser tomada tendo em vista o alto índice de casos e óbitos confirmados nas últimas semanas.

O decreto 5.183/2024 entrou em vigor e tem validade por 90 dias com finalidade de reforçar as ações para o controle do combate a epidemia que tem tomado diversos municípios paranaenses.

O documento reforça a intensificação das visitas domiciliares para a identificação e a eliminação de focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Traz recomendações sobre uso de larvicidas que devem ser adquiridos e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O documento também ressalta que a população deverá facilitar a aplicação das medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis bem como às visitas domiciliares.

Beto Preto, Secretário Estadual de Saúde. Foto: SESA

Segundo Beto Preto, Secretário Estadual de Saúde, com este decreto será permitido dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios. Isso evitará os trâmites normalmente comuns e auxiliará com mais força no combate à doença.

A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

Somente no Boletim Epidemiológico divulgado na última terça-feira (12), registrava 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes. Agora, o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto.

O Paraná possui 399 municípios e 397 já registraram notificações da doença. Em 366 deles há casos confirmados. Com isso, 92% do Estado já confirmou casos.

Os casos autóctones, que são aqueles que são contraídos no próprio município chegou a 697 por 1.000 habitantes.

Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no estado.

O Paraná está hoje como o 4º estado com a maior incidência da doença no Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo dados do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da saúde.

SOBRE A DENGUE – A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

A pasta alerta ainda para os principais sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária. Caso tenha algum desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

(Com informações da SESA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *