Celebrada na última semana de abril, a 13ª SEMANA MUNDIAL DE VACINAÇÃO E A 22ª NAS AMERICAS começa amanhã (24) e se estende até o dia 30 de abril.
Realizada pelo Rotary Club Internacional, o objetivo é destacar a ação coletiva necessária e promover o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças.
É chamada a atenção para a prevenção que continua sendo a melhor forma de evitar e controlar doenças!
O Rotary reforça que o desenvolvimento das vacinas, foram cruciais na melhoraria da imunidade das pessoas, na
redução da mortalidade infantil, no aumento da longevidade e melhora na qualidade de vida.
As vacinas funcionam treinando o seu sistema imunológico para criar anticorpos, assim como quando é exposto a uma doença. No entanto, como elas contêm apenas formas mortas ou enfraquecidas de germes, como vírus ou bactérias, elas não causam a doença nem nos colocam em risco de suas complicações.
O progresso na luta contra a poliomielite é a prova da importância das vacinas!
De 12 casos de póliovírus selvagem a cada 15 minutos em 1988 conseguiu-se chegar a um total de 12 casos em todo ano de 2023.
As campanhas de imunização em massa lideradas pelo Rotary e seus parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) reduziram em 99,9% a incidência da doença mundialmente nos últimos 35 anos.
Por meio da ciência de imunização, mais de 20 milhões de crianças foram salvas da paralisia infantil. É por isso que, é feita a chamada para a Semana Mundial de Imunização, no final de abril. O Rotary reconhece este progresso como prova de que as vacinas funcionam. No entanto, enquanto doenças como a pólio existirem em qualquer lugar, ela será uma ameaça em todos os lugares.
Da conscientização, incentivo à aceitação da vacina como forma de imunização, compartilhamento de informações comprovadas e apelo às autoridades para que financiem os esforços de erradicação, há muitas maneiras de apoiar a imunização para livrarmos o mundo da pólio e de outras doenças evitáveis por meio de vacinas.
O Rotary convoca a todos os cidadãos que façam a sua parte e afirma que, para a instituição, impedir a volta de surtos de pólio nas nossas próprias comunidades e continuar trabalhando em direção a um mundo livre desta doença para sempre, é o objetivo maior.
O Rotary deseja entrar para a história, ao contribuir para eliminar a segunda doença humana após a varíola.
Para a instituição agora é hora de entrar em ação.
Para mais informações basta acessar o link clicando AQUI , além das informações, é possível saber como se envolver nesta causa. .
As principais vacinas para as doenças evitáveis estão disponíveis nos Postos de Saúde de todo o Brasil de forma gratuita.
É importante que pais ou responsáveis, levem as crianças e adolescentes para atualizarem seus esquemas vacinais. O Rotary chama a atenção para orientar os idosos sobre as vacinas disponíveis para esta faixa etária.
O Rotary faz questão de reforçar que “o valor das vacinas não é medido apenas em doses administradas, mas em minutos devolvidos e vidas prolongadas”.