Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um semirreboque de um caminhão tombou, invadiu a pista contrária, e atingiu o ônibus escolar que vinha no sentido oposto, e atingiu o caminhão que vinha logo a seguir.
O motorista do ônibus escolar tentou desviar, mas colidiu lateralmente com o primeiro caminhão, enquanto o segundo atingiu a traseira do ônibus. Com o impacto, o veículo caiu em uma pequena ribanceira e tombou. A colisão aconteceu no km 326 da BR-376, em Ortigueira, PR.
21 pessoas estavam no veículo, sendo 19 estudantes, o motorista e uma professora. Dos estudantes, 13 são da rede estadual e 6 da municipal. Eles foram encaminhados a hospitais e unidades de saúde de Ortigueira, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Um aluno ficou gravemente ferido e está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Ponta Grossa, PR.
Um caminhoneiro que estava próximo do local, viu o ônibus caído na ribanceira e correu para salvar as vítimas. Ele arrancou as janelas do ônibus e passou a tirar as pessoas que estavam dentro.
Segundo o caminhoneiro as crianças gritavam “tio me ajuda”. Ele disse que “no ônibus todos estavam machucados e não sabiam por onde começar e começamos a chorar. Fomos retirando um a um. Esse resgate vai ficar na memória”.
O auxiliar do caminhoneiro também ajudou no resgate que ele disse ter sido “dramático”.
Ambos prestaram ajuda até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A PRF também informou que o motorista do ônibus ficou preso às ferragens, e o Samu disse que nem ele e nem os caminhoneiros tiveram ferimentos graves.
A Polícia Civil disse que “iniciou diligências” para apurar o caso.
(Com informações do G1)